O Livro Feminista de 1715-O Primeiro Grito Revolucionário - Fina d'Armada - Evolua Edições

sinopse:
Na literatura europeia, consideram-se a francesa Olimpe de Gouges, em 1791, e a inglesa Mary Wollstonecraft, em 1792, as primeiras autoras a reivindicar direitos para as mulheres.
Ora, em 1715, mais de 70 anos antes, e anterior 64 anos à Revolução Francesa e 61 à independência dos EUA, uma portuguesa, Paula da Graça, publicou um livro pioneiro em defesa das mulheres. Aí levanta questões que 300 anos depois ainda não se conquistaram no mundo. Refere não equivalência de empregos, opressão no casamento, desigual distribuição de riqueza, violência doméstica (assassínio de esposas e pancadaria), ausência dos feitos das mulheres na cultura, chegando a reinterpretar a Bíblia... Para se conseguir publicar no tempo de D. João V, eram necessárias licenças que envolviam 20 censores. Paula da Graça usou então dados falsos, ocultos e ligados à maçonaria.

Este livro de Fina d'Armada, especialista em História das Mulheres, analisa profundamente esta obra e demanda a encoberta Dama da corte portuguesa que soltou o "1º grito feminista revolucionário" da literatura europeia, quiçá mundial.

A obra apresenta-se em duas versões - portuguesa e inglesa.

Sem comentários: