Peças Escolhidas 2 - Henrik Ibsen - Cotovia

sinopse:
Inclui: « Hedda Gabler», «A dama do mar», «Rosmersholm» e «O pato selvagem».

Quem é Quem no Tempo de Jesus - Geza Vermes - Texto Editora

sinopse:
O maior especialista da actualidade sobre Jesus, Geza Vermes, escreve, num testemunho magistral de um académico que dedicou décadas da sua vida ao estudo do seu assunto de eleição, uma obra-prima. Um livro agradável, irónico, pouco argumentativo e escrito com uma habilidade excepcional.


Descascando a Cebola - Gunter Grass - Casa das Letras

excerto:
«Quando é importunada com perguntas, a recordação assemelha-se a uma cebola, que quer ser descascada, para que possa vir à luz aquilo que é legível, letra a letra: raramente de forma unívoca, muitas vezes como escrita em espelho. A cebola tem muitas camadas. Mal é descascada, renova-se. Cortada, provoca lágrimas. Só ao descascá-la fala verdade. O que aconteceu antes e depois do fim da minha infância, bate à porta com factos e decorreu pior do que o desejado, quer ser contado às vezes assim, outras de maneira diferente e desencaminha para histórias de mentira.»

«Descascando a Cebola é a tentativa de redescobrir um jovem que hoje me é estranho e de questionar o meu comportamento em determinadas situações.»

«As lembranças assemelham-se a uma cebola que quisesse ser descascada para descobrir aquilo que, letra por letra, pode ser lido nela.»

«Aquilo que eu aceitei com o estúpido orgulho dos meus anos de juventude, tentei, depois da guerra, movido por uma crescente vergonha, ocultar perante mim próprio.»

«Não sabia nada dos crimes de guerra que mais tarde vieram à luz, mas a afirmação da minha ignorância não pode ocultar a consciência de haver estado integrado num sistema que planificou, organizou e executou o extermínio de milhões de pessoas.»

Confundir a Cidade com o Mar - Richard Zimler - Oceanos

sinopse:
Uma mulher cuja vida é alterada para sempre por um espelho singular que ela descobre num antiquário de Buenos Aires – e que faz nascer na sua filha gravemente doente uma misteriosa esperança… Um professor de Historia de Arte de Nova Iorque que através de um quadro oferecido à sua família pelo pintor Fernand Léger percebe a origem da conspiração urdida pelos seus irmãos de impedir que receba a parte da herança que lhe pertence… Um jovem brasileiro cujos companheiros desaparecem durante o período da ditadura e que decide – anos mais tarde e correndo enormes riscos – confrontar o traidor que os entregou à policia… Um homem traumatizado pela morte do seu irmão e que vem a descobrir que os seus fantasmas podem aparecer onde menos espera…
Os contos surpreendentes e comoventes que fazem parte de Confundir a Cidade com o Mar, revelam uma maturidade e imaginação invulgares, ilustrando a capacidade de Zimler em conduzir-nos pelos territórios obscuros da alma e em criar personagens singulares e inesquecíveis. Estes lutam para quebrar os impasses da vida, redimir magoas do passado ou libertarem-se das ilusões sexuais, políticas e espirituais que os afastaram de si próprios. Vivem brilhantes momentos de revelação mas também sofrem decepções incapacitantes, e é através das suas subtis traições e os seus pequenos gestos heróicos que Zimler explora a influencia sobre nos de cidades sofisticadas como San Francisco e das comunidades mais fechadas do sul dos EUA ou da diáspora lusófona (incluindo a comunidade portuguesa de Nova Iorque).
Três dos contos neste colectânea – Pontos de Viragem, Sorte de Escurumba e Ladrões de Memórias – foram premiados em Inglaterra ou nos EUA. Todos foram publicados em revistas anglo-saxónicas mas foram aqui reunidos pela primeira vez. Pela qualidade global dos seus contos, o "National Endowment for the Arts" do governno norte-americano galardeou Zimler com a sua mais prestigiosa bolsa, um "Fellowship in Fiction".