Photomaton & Vox - Herberto Helder - Assírio & Alvim

sinopse:

Nas bancas, sob o profundo vermelho da capa, a poesia e a prosa, inevitavelmente poética, são de Herberto Helder. Editado pela primeira vez em 1979 e esgotado quase de seguida, este livro tem vindo a receber diversas emendas, sendo esta agora considerada pelo autor como a versão definitiva. São textos biográficos, como o próprio título deixa perceber, poeticamente transfigurados por uma das mais seguras e fulgurantes escritas que o nosso século tem reconhecido e vem admirando. Nesta 4.ª edição a parte exterior das folhas é pintada com uma cor igual à da capa, a exemplo que acontece na colecção Beltenebros.

Nação Crioula - José Eduardo Agualusa - Dom Quixote

sinopse:

Nação Crioula conta a história de um amor secreto: a misteriosa ligação entre o aventureiro português Carlos Fradique Mendes - cuja correspondência Eça de Queiroz recolheu - e Ana Olímpia Vaz de Caminha, que, tenha nascido escrava, foi uma das pessoas mais ricas e poderosas de Angola. Nos finais do século XIX, em Luanda, Lisboa, Paris e Rio de Janeiro, misturam-se personalidades históricas do movimento abolicionista, escravos e escravocratas, lutadores de capoeira, pistoleiros a soldo, demiurgos, numa luta mortal por um mundo novo.

O Ponto - Peter H. Reynolds - Bruaá Editora

sinopse:
Uma verdadeira lição de psicologia infantil num magnífico livro para todas as idades.

prémios:
The Christopher Award
Oppenheim Toy Portfolio Platinum Award Winner
Irma S. and James H. Black Honor - Bank Street College of Education
Chicago Public Library Best Books for Children and Teens
Nick Jr. Family Magazine - "Best of 2003" Awards - "Most Inspiring Book"
Borders Original Voices Selection
Best Book of the Year - Valerie Lewis "Children's Book
Book Sense 76 selection
Babyzone Amazing Book Awards 2003
Book Links Editor's Best of 2003
Chapman Awards for Best Classroom Read-Alouds
1er Prix lab-elle adulte

Com os Holandeses - J. Rentes de Carvalho - Livros Quetzal

sinopse:
É um autor português.
Todos os seus livros são um sucesso na Holanda. Por que não em Portugal?

excerto:
«Sobre o clima, os costumes, as manhas, a bruteza, os vícios, a má comida... A lista começou com Júlio César, alongou-se no decorrer dos séculos, tem casos extremos como o do mal- agradecido Voltaire que, em vez de dar graças pelo refúgio oferecido, sintetizou venenosamente os Países Baixos em “Canards, canaux et canailles”. Jesuíta e diplomata, António Vieira disse pior, mas diplomaticamente. De facto são muitos os críticos mordazes de um país em que outros só vêem campos de tulipas, moinhos a rodar serenamente, montes de queijo, diques, água, abundância de belas raparigas loiras e desempenadas. Assim, o optimista Ramalho Ortigão escreveu a suave aguarela que, para muitas gerações, funcionou como relato exemplar de um país exemplar. O meu caso difere.»

O Solista - Steve Lopez - Estrela Polar

sinopse:
Quando o jornalista Steve Lopez vê o sem-abrigo Nathaniel Ayers a tocar de forma tão sentida o seu violino de duas cordas no Skid Row de Los Angeles, fica estupefacto. A princípio, é atraído pela oportunidade de fazer dele o tema de mais uma das suas colunas para o Los Angeles Times. Mas o que descobre sobre o misterioso músico das ruas deixa-o fascinado.

Trinta anos antes, Ayers tinha sido um promissor aluno de contrabaixo da Juilliard - um aluno ambicioso, encantador e um dos poucos afro-americanos - até que, gradualmente, foi vencido por um esgotamento mental. Quando Lopez o encontra, Ayers está sozinho, profundamente perturbado e desconfia de toda a gente, mas ainda é possível vislumbrar nele resquícios desse brilho.

Os dois homens aprendem a comunicar através da música. A sua amizade vai passar por momentos dolorosos, pois Lopez imagina-se capaz de convencer Ayers a abandonar as ruas de Los Angeles. Aos momentos de triunfo segue-se sempre uma desilusão, mas nenhum dos dois desiste. E. embora a intenção inicial de Lopez seja salvar Ayers, acaba por constatar que a sua própria vida mudou profundamente.

O Solista, uma obra cativante, comovente e inspiradora, narra a história verdadeira de uma amizade, de uma devoção artística e do poder transformador da música.

Deu origem a um filme, que estreará em Portugal em Fevereiro de 2009, tendo como actores principais Robert Downey Jr. E Jamie Foxx.

O Barulho das Chaves - Philippe Claudel - Edições Asa

sinopse:

"Eu era aquele que entrava todas as semanas num mundo diferente."

Durante onze anos, Philippe Claudel deslocou-se todas as semanas a uma prisão para dar aulas de Francês. Os seus alunos: homens e mulheres condenados a penas de prisão ou em prisão preventiva. Poucos meses após o fim dessas visitas, Claudel apercebeu-se de que esse lugar ainda fazia parte da sua vida.
Nem o romance nem a narrativa são capazes de explicar o que é a fragmentação e a ruptura. Porque a prisão fragmenta a vida, corta-a em termos de espaço e tempo, restringe-a, amputa-a. Assim nasce este texto. Como um puzzle montado, passível de ser lido como uma tentativa para explicar um lugar que escondemos por detrás de portas trancadas. Um lugar que apesar de tudo nos assombra, e onde a maior parte de nós não entrará nunca.

O Trono do Altíssimo - João Aguiar - Finisterra

sinopse:

No Século IV da nossa era, a cidade de Braga foi dominada por uma heresia.
O Priscilianismo, doutrina a que foi atribuída uma filiação gnóstica, talvez de origem egípcia, conquistou a província romana da Galécia — de que Braga era a capital —, avançou pela Lusitânia, estendeu-se à Bética, atingiu a Gália.
Prisciliano, o chefe espiritual do movimento, teve de enfrentar uma viva oposição por parte da hierarquia eclesiástica e do poder temporal. No entanto, a sua doutrina sobreviveu durante cerca de duzentos anos, pois resistiu à queda do Império, às invasões bárbaras e ao estabelecimento do reino suevo.
É este o cenário de O Trono do Altíssimo, romance histórico que, após A Voz dos Deuses, impôs João Aguiar entre os nomes mais representativos da actual literatura portuguesa.

Erva-do-diabo - Teresa Moure - Difel

sinopse:
Um romance extraordinário que desvenda o perfil mais íntimo de René Descartes, através do olhar de três mulheres, de tempos e espaços distintos, que nutrem uma paixão avassaladora pelo grande filósofo e matemático do século XVII.

Erva-do-diabo é o nome de uma planta, uma erva daninha comum que partilha o poder de mitigar a dor com a literatura, e a má fama com as mulheres, porque de uma e outras se tem dito ao longo dos séculos que são venenosas e de má raça, muito inclinadas às más paixões.
Erva-do-diabo é também o título deste romance, que tenta devolver à vida privada o protagonismo que lhe corresponde, tomando como pretexto a figura de Descartes. Três mulheres são testemunhas privilegiadas das andanças do grande filósofo: a rainha Cristina da Suécia, que o hospedou no seu castelo poucos meses antes de morrer, a sua amante holandesa Hélène Jans e Inês Andrade, uma estudante actual empenhada em revelar o perfil mais íntimo de Descartes, um homem que não soube amar e viveu nesse vazio triste deixado pela paixão mal vivida.
Erva-do-diabo é feito de amor e sabedoria, de humor e ironia, um livro onde se misturam cartas de há trezentos anos com e-mails do século XXI, esconjuros para atrair amantes hesitantes e esboços de poemas, fragmentos de ensaios e histórias tão antigas e belas como lençóis de linho. O talento de Teresa Moure e a sua paixão pelas palavras consiste em amassar estes ingredientes até conseguir um magnífico romance, porque as palavras, quando são bem escolhidas, conseguem acalmar a dor como analgésicos e prolongar o prazer como afrodisíacos.

O Assassino Cego - Margaret Atwood - Livros do Brasil

sinopse:
Com este livro, Margaret Atwood, considerada a maior escritora canadiana da actualidade, viria a ganhar o maior prémio das letras de língua inglesa, o Booker Prize 2000.
É um romance amargo, entretecido de várias histórias, onde o envelhecimento, sobretudo o envelhecimento feminino, muitas vezes causador de angústia, é tema fulcral.
Laura Chase suicidou-se aos 25 anos, no dia em que terminava a Segunda Guerra Mundial, e deixou à sua irmã mais velha, Iris, cinco cadernos escolares que ambas haviam usado em crianças. Já afastada da família, Laura utilizara as páginas que estavam em branco para escrever o relato de uma aventura amorosa. Embora o parceiro dessa aventura não apareça identificado, Iris supõe que seja um amigo de adolescência, por quem as duas irmãs rivalizaram. O amante conta a Laura histórias fantásticas, que inventa para serem publicadas em revistas de cordel. Uma dessas histórias, passada no futuro, num país extraterrestre, tem precisamente por título "O Assassino Cego".
Iris pega nestes relatos e publica-os, como um romance póstumo da irmã. O êxito do livro é enorme e os leitores começam a fazer peregrinações ao túmulo de Laura, que enchem de crisântemos brancos. Iris não gosta destas homenagens e começa a vir ao de cima a inveja, a rivalidade, mesmo o ódio, já antigos (embora sempre disfarçados) que tinha para com a irmã.