"Às Dez a Porta Fecha" e "Dois corpos tombando na água", de Alice Vieira. Colecção Frente e Verso da "Revista Visão"



Às Dez a Porta Fecha é um peculiar romance juvenil, pois quase não encontramos personagens jovens. O livro trata da vida de velhos num lar de pessoas idosas. Conta-nos as histórias dos sonhos, desgostos e dores de homens e mulheres velhos que travam uma luta interior contra a rotina e o esquecimento das suas famílias. Mas é também um texto comovente e divertido com final feliz, visto que um dos velhos casa com uma companheira, sai do lar, e juntos descobrem o amor e constroem uma vida nova.

"Dois corpos tombando na água" obteve o primeiro lugar na 8.ª edição do Concurso Literário Maria Amália Vaz de Carvalho,recebendo os votos unânimes dos críticos literários Fernando J. B. Martinho, Fernando Pinto do Amaral e José Correia Tavares, da Associação Portuguesa de Escritores.
Fernando Pinto do Amaral, porta-voz do júri, considerou ser “arriscado escrever poesia de amor, devido à monotonia temática, à linguagem geralmente codificada e sujeita a lugares-comuns”. Contudo, o júri reconheceu que “Alice Vieira, com versos intensos e pungentes, conseguiu escapar a todas essas armadilhas e, num tom intimista, demonstrar a capacidade de dádiva e entrega que o amor nos ensina”.
A leitura deste pequeno livro de poesia cativa e agarra o leitor, a sequência entre os versos é tão harmoniosa que é impossível parar a leitura antes de chegar ao fim. A autora pega nas palavras e de uma forma surpreendente consegue através delas transmitir ao leitor a tristeza e a alegria, as sensações, os odores e os sabores do amor.
Este foi o primeiro livro de poesia publicado por Alice Vieira, e como a própria afirmou em entrevista ao jornal Público “é um livro de paixão, que relata uma história.”

Sem comentários: