As Noites das Mil e Uma Noites - Naguib Mahfouz - Difel

Sinopse:
Este romance começa precisamente onde acabam "As Mil e Uma Noites".
O sultão, depois de ter ouvido, durante quase três anos, as histórias de Xerazade, decide casar-se com ela. Todos crêem que, graças à sua habilidade como contadora de histórias, Xerazade salvou a vida e semeou o amor e a piedade no coração do sultão, pelo que, daí por diante, a paz e a harmonia reinarão no país.
Contudo, a mudança foi apenas superficial e o sultão, afinal, continuou a desconhecer a compaixão, o amor e a justiça, mantendo-se um homem poderoso, mas sem consciência. Como elevar a sua alma e ressuscitar-lhe a consciência? Só através de uma série de acontecimentos dilacerantes que lhe ensinarão o verdadeiro sentido do poder... Em As Noites das Mil e Uma Noites, toda a narração é uma alegoria rica de magia, de pormenores, do fantástico mundo árabe antigo e contemporâneo, com todos os seus conflitos políticos e religiosos.
Nas próprias palavras do grande autor egípcio, As Noites das Mil e Uma Noites "é do mais importante que escrevi em toda a minha vida; nele se misturam a tradição com a modernidade, a realidade com a lenda".

As Cidadãs - Filomena Marona Beja - Sextante Editora, Lda

sinopse:

Na alvorada do século XX, eis o retrato de Júlia, uma mulher excepcional cuja vida acompanha as convulsões do fim da monarquia. Uma vida profundamente ligada à situação social e política de Portugal e, em particular, à condição da mulher na sociedade portuguesa da época, através do seu empenho republicano e da sua consciência de cidadã.

O Livro Feminista de 1715-O Primeiro Grito Revolucionário - Fina d'Armada - Evolua Edições

sinopse:
Na literatura europeia, consideram-se a francesa Olimpe de Gouges, em 1791, e a inglesa Mary Wollstonecraft, em 1792, as primeiras autoras a reivindicar direitos para as mulheres.
Ora, em 1715, mais de 70 anos antes, e anterior 64 anos à Revolução Francesa e 61 à independência dos EUA, uma portuguesa, Paula da Graça, publicou um livro pioneiro em defesa das mulheres. Aí levanta questões que 300 anos depois ainda não se conquistaram no mundo. Refere não equivalência de empregos, opressão no casamento, desigual distribuição de riqueza, violência doméstica (assassínio de esposas e pancadaria), ausência dos feitos das mulheres na cultura, chegando a reinterpretar a Bíblia... Para se conseguir publicar no tempo de D. João V, eram necessárias licenças que envolviam 20 censores. Paula da Graça usou então dados falsos, ocultos e ligados à maçonaria.

Este livro de Fina d'Armada, especialista em História das Mulheres, analisa profundamente esta obra e demanda a encoberta Dama da corte portuguesa que soltou o "1º grito feminista revolucionário" da literatura europeia, quiçá mundial.

A obra apresenta-se em duas versões - portuguesa e inglesa.

Farpas Escolhidas - Ramalho Ortigão - Verbo

sinopse:

"Maçar o menos possível o meu semelhante, procurando tornar para os que me cercam a existência mais doce, o mundo mais alegre, a sociedade mais justa, tem sido a minha regra particular", assim se definia Ramalho Ortigão, jornalista e folhetinista, que em 1971 dá início à publicação de as Frapas. A feitura desta obra estende-se por cerca de 17 anos: são notas de viagens, apontamentos biográficos, crónicas sobre a vida parlamentar, a religião ou a arte, sobre o quotidiano português, a administração municipal e a saúde pública.

Abc 3d - Marion Bataille - Bloomsbury Publishing PLC

sinopse:

Todas as letras do alfabeto ocidental que ganham forma ao abrir de cada página.

Cântico dos cânticos - tradução de Tolentino Mendonça - Biblioteca Editores Independentes

sinopse:

Tradução do original em hebraico do livro de Salomão por Tolentino Mendonça com ilustrações de Ilda David.

One Flew Over the Cuckoo's Nest - Ken Kasey - Penguin Red Classics

sinopse:

Randle Patrick McMurphy, um prisioneiro, simula ser imputavel para não ser preso numa prisão de trabalhos forçados, e vai para uma instituição para doentes mentais, onde estimula os outros doentes a revoltarem-se contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched. Mas ele não tem idéia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica especializada.

Antígona - Sófocles - Inquérito

sinopse:

Depois de Édipo Rei, e como sua continuação, a história de Antígona em confronto com o poder político é uma das mais brilhantes obras de Sófocles e de toda a antiguidade clássica.

A Hora do Lobo - Jiang Rong - Casa das Letras

sinopse:
É a década de 1960 e o intelectual Chen Zhen, de Pequim, oferece-se para viver numa remota zona nómada na estepe da Mongólia Interior. Aí, descobre uma sinergia muito antiga entre os nómadas, o seu gado e os lobos selvagens que vagueiam pelas planícies. Chen fica a conhecer a rica relação espiritual que existe entre estes adversários e aquilo que podem aprender uns com os outros.
Mas quando elementos da República Popular da China aparecem em grande número, vindos das cidades, para trazerem a modernidade e a produtividade à estepe, a paz da existência solitária de Chen é destruída e o equilíbrio delicado entre humanos e lobos desfaz-se. Só o tempo poderá dizer se o meio ambiente e a cultura da estepe irão recuperar alguma vez…
Uma descrição bela e comovente de uma terra e uma cultura que já não existem,
A Hora do Lobo é também um retrato da China Moderna e uma visão fascinante da opinião que o país faz de si próprio, da sua história e da sua gente.

Terra de Neve - Yasunari Kawabata - Dom Quixote

sinopse:
"Terra de Neve" é a história de um amor de perdição passado no meio da edsolada beleza da costa oeste do Japão, uma das regiões mais nevosas do mundo. É aí, numas termas isoladas de montanha, que o sofisticado Shimamura conhece a geisha Komako, que se entrega a ele sem remorsos, sabendo de antemão que a sua paixão não pode perdurar.

Poemas e Prosas - Konstantinos Kavafis - Tecnos

O Deus das Pequenas Coisas - Arundhati Roy - Edições Asa

sinopse:
"O Deus das Pequenas Coisas" é a história de três gerações de uma família da região de Kerala, no sul da Índia, que se dispersa por todo o mundo e se reencontra na sua terra natal. Uma história feita de muitas histórias. A histórias dos gémeos Estha e Rahel, nascidos em 1962, por entre notícias de uma guerra perdida. A de sua mãe Ammu, que ama de noite o homem que os filhos amam de dia, e de Velutha, o intocável deus das pequenas coisas. A da avó Mammachi, a matriarca cujo corpo guarda cicatrizes da violência de Pappachi. A do tio Chacko, que anseia pela visita da ex-mulher inglesa, Margaret, e da filha de ambos, Sophie Mol. A da sua tia-avó mais nova, Baby Kochamma, resignada a adiar para a eternidade o seu amor terreno pelo Padre Mulligan.
Estas são as pequenas histórias de uma família que vive numa época conturbada e de um país cuja essência parece eterna. Onde só as pequenas coisas são ditas e as grandes coisas permanecem por dizer.
"O Deus das Pequenos Coisas" é uma apaixonante saga familiar que, pelos seus rasgos de realismo mágico, levou a crítica a comparar Arundhati Roy com Salmon Rushdie e García Márquez.

História Social da Arte e da Literatura - Arnold Hauser - Martins Fontes

sinopse:
O contexto temporal é extraordinariamente amplo... O valor da obra consiste principalmente no fato de que Hauser, fundamentado em um conhecimento preciso de fontes e literatura especializada, reúne resultados excepcionalmente claros da sociologia da arte, da música e da literatura.

O Código Da Vinci - Dan Brown - Bertrand Editora

sinopse:
Robert Langdon, conceituado simbologista, está em Paris para fazer uma palestra quando recebe uma notícia inesperada: o velho curador do Louvre foi encontrado morto no museu, e um código indecifrável encontrado junto do cadáver. Na tentativa de decifrar o estranho código, Langdon e uma dotada criptologista francesa, Sophie Neveu, descobrem, estupefactos, uma série de pistas inscritas nas obras de Leonardo Da Vinci, que o pintor engenhosamente disfarçou.
Tudo se complica quando Langdon descobre uma surpreendente ligação: o falecido curador estava envolvido com o Priorado do Sião, uma sociedade secreta a que tinham pertencido Sir Isaac Newton, Botticelli, Victor Hugo e Da Vinci, entre outros.

Conto Estrelas Em Ti - Vários, ilustração de João Caetano - Palmo e Meio

sinopse:
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II.

Conto estrelas em ti
dezassete vozes,
dezassete modos
de escrever poesia
para crianças e jovens.

MENÇÃO ESPECIAL PRÉMIO NACIONAL ILUSTRAÇÃO 2000

Autores: Albano Martins, Álvaro Magalhães, Ana Saldanha, António Mota, António Torrado, Fernando Miguel Bernardes, Francisco Duarte Mangas, João Pedro Mésseder, Luísa Dacosta, Luísa Ducla Soares, Maria Alberta Menéres, Mário Castrim, Papiniano Carlos, Raul Malaquias Marques, Teresa Guedes, Vergílio Alberto Vieira e Violeta Figueiredo.
Coordenação de José António Gomes.

Auto-Retrato do Escritor Enquanto Corredor de Fundo - Haruki Murakami - Casa das Letras

sinopse:
Em 1982, ao mesmo tempo que abandonava o lugar à frente dos destinos do clube de jazz e que tomava a decisão de se dedicar à escrita, Haruki Murakami começava a correr. No ano seguinte, abalançou-se a percorrer sozinho o trajecto que separa Atenas da cidade de Maratona. Depois de participar em dezenas de provas de longa distância e em triatlos, o romancista reflecte neste livro sobre o que significa para ele correr e como a corrida se reflectiu na sua maneira de escrever. Os treinos diários, a sua paixão pela música, a consciência da passagem do tempo, os lugares por onde viaja acompanham-no ao longo de um relato em que escrever e correr se traduzem numa forma de estar na vida.
Diário, ensaio autobiográfico, elogio da corrida, de tudo um pouco podemos encontrar aqui. Haruki Murakami abre o livro das confidências (e a sua alma) e dá a ler aos seus fiéis leitores uma meditação luminosa sobre esse ser bípede em permanente busca de verdade que é o homem

Fome - Knut Hamsun - Cavalo de Ferro

sinopse:
A acção de «Fome», um romance marcante e considerado um clássico da literatura mundial, decorre nos finais do século xix. O narrador, um jovem escritor, um homem solitário, deambula pelas ruas de Kristiania (actual Oslo) numa miséria extrema, enregelado pelo frio e tolhido pela fome. Essa miséria em que vive, provoca-lhe momentos de delírio e violentas variações de humor. Mas cedo nos apercebemos de que a "fome" desse sonhador não é apenas física. Há a procura de uma identidade e de um reconhecimento dentro das suas próprias alucinações.

O Homem Que Confundiu a Mulher Com Um Chapéu - Oliver Sacks - Relógio D' Água

sinopse:
Esta obra, lançada em 1985, constitui uma colecção de histórias de casos verdadeiros nos limites das experiências neurológicas. Trata-se do relato de histórias da luta de doentes com esquizofrenia, a doença de Parkinson, a doença de Alzheimer, síndrome de Tourett, autismo, etc.

O Canto Nómada - Bruce Chatwin - Livros Quetzal

Excerto:
"Em Alice Springs-uma grelha de ruas escaldantes onde homens de meias brancas compridas estavam constantemente a entrar e a sair de Land Cruisers- encontrei um russo que andava a traçar o mapa dos locais sagrados dos Aborígenes."

A Força dos Afectos - Torey Hayden - Editorial Presença

sinopse:
Torey Hayden dispensa apresentações. Depois de ter publicado cinco livros em Portugal, os leitores ficaram a conhecer a professora que trabalha com casos especiais, sobretudo com crianças e que tem o dom de partilhar essa experiência através da escrita. Uma talentosa criadora e gestora de afectos, Hayden descreve dramaticamente as dificuldades e alegrias ao trabalhar com um pequeno grupo de crianças emocionalmente fragilizadas. Neste livro, porém, a protagonista é a mãe de uma criança, Ladbrook, uma senhora muito bonita, sedutora e elegante, mas com problemas com o álcool. Ela só quer ser mais uma paciente sob a guarda de Hayden que tem a seu cargo, desde o início do ano lectivo crianças com graves distúrbios emocionais. Desta vez o grupo é constituído por três crianças da Irlanda do Norte, profundamente traumatizadas pela guerra; Dirkie, um menino de onze anos que nunca vivera fora de um lar; Mariana, uma menina de oito anos muito susceptível, agressiva e sexualmente precoce, e Leslie uma menina de sete anos que não fala e não reage ao que a rodeia. Mais um livro comovente onde a força dos afectos se evidencia.

Filipa de Lencastre - Isabel Stilwell - A Esfera dos Livros

sinopse:
Filipa de Portugal morreu de peste negra, tal como a sua mãe, a 15 de Julho de 1415. Com 55 anos. No dia 25 partiam de Lisboa 240 embarcações e um exército de 20 mil homens, entre os quais D. Duarte, o Infante D. Henrique e D. Pedro. A Praça de Ceuta caía cerca de um mês depois. D. Filipa não esperaria outra coisa dos seus filhos…Mulher de uma fé inabalável, conhecida pela sua generosidade, empreendedora e determinada a mudar os usos e costumes de uma corte tão diferente da sua, Filipa de Lencastre deu à luz, aos 29 anos, o primeiro dos seus oito filhos. A chamada Ínclita Geração, que um dia, como ela, partiria em busca de novos mundos e mudaria para sempre os destinos da nação.Frei John, o tutor já tinha previsto o seu destino nas estrelas. Nasceu Phillipa of Lancaster, filha primogénita de John of Gaunt, mas aos 29 anos deixou para trás a sua querida Inglaterra para se casar com D. João I de Portugal. A 11 de Fevereiro de 1387 o povo invadiu as ruas da cidade do Porto para aclamar carinhosamente D. Filipa de Lencastre, Rainha de Portugal. Num romance baseado numa investigação histórica cuidada, Isabel Stilwell conta-nos a vida de uma das mais importantes rainhas de Portugal. Desde a sua infância em Inglaterra, onde conhecemos a corte do século XIV, à sua chegada de barco a Portugal onde somos levados numa vertigem de sentimentos e afectos, aventuras e intrigas.